História do GORN

Sereníssimo Grão-Mestre José Ozair Pinto Filho

    Fundado como Grande Oriente Independente do Estado do Rio Grande do Norte – GOIERN, como a  maior Potência Maçônica do Estado à época, resultante da adesão das Lojas: 24 de Junho (Mossoró), Filhos da Fé (Natal), Evolução II (Natal), Padre Miguelinho (Natal), 27 de Dezembro (Macau) Coronel Fausto (Areia Branca), Emídio Fagundes (Natal), Clementino Câmara (Natal), Trabalho e Fraternidade (Caicó), Bartolomeu Fagundes (Natal), João da Escóssia (Mossoró), Hegésippo Reis de Oliveira (Natal), Fraternidade e Justiça III (Currais Novos), Fraternidade Açuense (Açu), Be-Tel (Mossoró), União e Trabalho IV (Santa Cruz) e 31 de Março de 1964 (Natal), tendo como primeiro Grão Mestre eleito, o soberano Irmão Armando de Lima Fagundes e como Grão Mestre adjunto o sereníssimo irmão José Alexandre Odilon Garcia.

    O Grande Oriente do Rio Grande do Norte – GORN, é uma Instituição Maçônica, soberana, independente, simbólica, regular, legal e legítima não sendo subordinada a qualquer outra instituição. Rege-se por sua Constituição, que é seu Estatuto Social, como pessoa jurídica de direito privado e de acordo com a legislação civil vigente. Com sede tem sede em Natal-RN, compõe-se de três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário, independentes e harmônicos entre si. Membro fundador do ex-Colégio de Grão-Mestres da Maçonaria Brasileira, atual Confederação Maçônica do Brasil – COMAB.

    Como instituição maçônica regular e legítima, seus princípios gerais e postulados são iguais aos da Maçonaria Universal, com tratados de amizade e reconhecimento mútuo, entre eles:

Contato
Políticas
Site Seguro