Entrevista do Irmão Alexandre Martins (Ouvidor do GORN) com o irmão Bruno Rocha (Assessor de Comunicação e Informática do GORN), sobre o novo sistema de Gestão da Potência e Lojas do GORN.

 

Ilustre Irmão Bruno Rocha, é uma satisfação está com você aqui hoje. Estou aqui para esclarecer algumas dúvidas recorrentes entre os irmãos do GORN sobre o novo sistema de gestão que está sendo implantado sob sua liderança.

Vamos direto ao ponto. Irmão Bruno Rocha, pode nos explicar.

 

01 – Este Sistema foi elaborado exclusivamente para o nosso GORN?

Resposta: Não, o sistema em questão foi desenvolvido pela empresa CerterSis há mais de nove anos, com o objetivo de atender às necessidades de diversas Potências do Brasil.

Desde então, o sistema vem sendo objeto de contínuos aperfeiçoamentos pela empresa desenvolvedora.

Atualmente, o sistema é utilizado por várias Potências da COMAB, dentre as quais podemos destacar: GOIPE, GOP, GORGS, GEMT, GOMG, GOR, entre outros.

Além disso, é importante registrar que a GLERN, em nosso próprio estado, também faz uso do mesmo sistema.

 

02 – O que ele traz de melhoria para nosso Grande Oriente?

Resposta: O sistema traz significativas melhorias para o GORN, destacando-se: Maior agilidade nos processos, o Aumento da segurança e confiabilidade nas operações e Melhoria na gestão por parte da Potência e das Lojas.

Essas melhorias contribuirão para uma maior eficiência e eficácia na gestão do nosso Grande Oriente do Rio Grande do Norte.

 

03 – Para as Lojas jurisdicionadas ao GORN, ele trará algum diferencial, se sim, quais?

Resposta: Sim, o sistema trará significativos diferenciais para as Lojas jurisdicionadas ao GORN, destacando-se: Maior controle dos cadastros, financeiro e frequência, Acesso a uma biblioteca virtual exclusiva para cada Loja, Criação de um website para divulgação de informações da Loja e Aplicativo móvel (APP) para celulares, que permitirá aos irmãos: Acesso às notícias atualizadas, Consulta ao Guia Fraternal, Visualização da agenda das Lojas, Acesso aos boletins, carteira de identidade maçônica virtual e também registrar sua presença nas sessões de forma automática através da leitura do QR Code.

 

04 – Eu, como membro de uma loja jurisdicionada, pagarei para usá-lo? Se sim, quanto pagarei por isso e a quem será pago?

Resposta: Sim, como membro de uma Loja jurisdicionada, você pagará uma taxa para utilizar o sistema. A taxa cobrada pela empresa desenvolvedora do sistema é de R$ 1,50 (um real e cinquenta centavos) por irmão Regular (Incluindo os Remidos). Essa taxa será cobrada apenas quando o sistema estiver em uso.

Destaco também que o GORN assumiu as demais taxas relacionadas ao sistema.

 

05 – Caso haja alguma mudança de meus dados, assim como endereço, inclusão de mais um familiar, eu mesmo posso inserir estes dados? Se não, quem poderá fazer isso ou a quem me reporto?

Resposta: Na própria loja o Venerável Mestre, Secretário e o Chanceler, terão acesso a atualização desses cadastros.

 

06 – Haverá algum registro de minha presença ou visita em alguma loja do GORN por este sistema?

Resposta: Sim, o sistema permitirá o registro automático de presença e visitas às Lojas do GORN, a partir da leitura do QR Code, os registros de presença serão feitos de forma automática, incluindo os registros de visita.

Além disso, o sistema enviará automaticamente um comprovante de visita para o e-mail do irmão visitante, eliminando a necessidade de uso de papel para esse fim.

Essa funcionalidade visa agilizar e modernizar os processos de registro de presença e visita, além de contribuir para a redução do uso de papel e a promoção da sustentabilidade.

 

 

07 – As informações do meu cadastro, será compartilhada com outras potencias ou outros orientes?

Resposta: Não, os cadastros dos irmãos serão de uso exclusivo de nossa potência.

 

08– Qual a maior dificuldade hoje na implantação do sistema?

Resposta: A maior dificuldade atualmente enfrentada na implantação do sistema é a atualização dos cadastros dos irmãos. Infelizmente, estamos enfrentando morosidade no recebimento dessas informações, o que está atrasando nossa programação.

Nesse sentido, peço a colaboração e empenho de todos para enviar essas informações o mais breve possível, a fim de que possamos prosseguir com a implantação do sistema e liberar o uso para todos o quanto antes.

 

Muito grato por sua atenção.